Compra de apartamento: 4 dicas para fechar o negócio sem medo
MENU
A-análise-é-fundamental-para-uma-compra-de-sucesso

Em um processo de compra de apartamento, a etapa da negociação é uma preocupação. Assinar o contrato de um investimento desse porte é, sobretudo, uma grande responsabilidade.

Antes da assinatura, é crucial controlar a ansiedade para fechar o negócio apenas quando tiver certeza de que isso é o melhor a ser feito. Assim, você evita dores de cabeça futuras.

Um ponto importante, por exemplo, é considerar se essa compra será por financiamento. Esse facilitador financeiro muda muito todas as condições de análise do negócio.

Mas, nós vamos te ajudar a fazer uma compra assertiva. Nessa matéria, te mostraremos 4 dicas práticas e infalíveis, para você assinar o contrato ideal nesse seu momento de vida. Continue essa leitura e confira!

O que considerar na compra do meu primeiro apartamento?

Antes de mais nada, é importante entender como foi feito o seu planejamento para a compra desse apartamento. Isso porque, ao definir as etapas do planejamento, você já deve ter realizado os seguintes levantamentos:

• Qual é o tipo de apartamento ideal para a minha compra: pronto ou na planta, tamanho ideal, quantidade de cômodos etc;

• Quanto será o valor da entrada para essa compra;

• Qual é o valor ideal de cada uma das parcelas, caso seja um financiamento;

• Entre outros aspectos.

Se você ainda não fez o planejamento desse investimento, viemos lembrá-lo que essa é uma etapa fundamental. Isso porque, ele prevê uma série de fatores de decisão e evita arrependimentos.

Por exemplo, se o seu plano de vida é ter filhos no próximo ano, torna-se crucial levar esse desejo em consideração e entender quais são as características que seu apartamento deve ter para acomodar essa nova rotina sem grandes problemas.

Em nosso blog, temos uma matéria para você entender passo a passo, como fazer esse plano. Clique aqui para conferir na íntegra.

Dicas para fechar o melhor negócio

Agora que você já está com o planejamento pronto e, certamente, já avançou na pesquisa sobre os apartamentos que deseja, é importante manter toda a sua atenção nas condições oferecidas. Isso porque, essa é a última etapa antes de fechar o negócio.

Por isso, abaixo você poderá conferir 04 dicas infalíveis para não errar nesse negócio.

Dicas #1: peça simulações de financiamento imobiliário

O mercado financeiro possui muitos players atualmente. Isso resulta em uma série de credores de crédito e, como consequência, uma variedade muito grande de ofertas. Assim, é comum que hajam possíveis confusões.

Um hábito muito comum entre os compradores, é buscar as ofertas nos bancos em que já possuem conta, negociando com uma única instituição e, por fim, fechando com este. Mas, esse não é o meio ideal de conseguir as melhores condições para o negócio.

Para tanto, os simuladores de financiamento surgiram para cumprir a função de facilitar a pesquisa desses credores. Com alguns dados pessoais, como: nome completo, CPF, valor, entre outros detalhes, o próprio simulador entrega as melhores respostas para sua análise.

Dicas #2: negocie com o proprietário do imóvel

Essa dica serve para imóveis prontos ou para apartamentos na planta. Trata-se, portanto, de entender o que lhe foi oferecido e tentar adaptar a proposta à sua condição e momento de vida.

Para isso, estude as possibilidades e faça propostas para conseguir chegar a um resultado que lhe garanta segurança na hora de assinar o contrato.

Considere ainda, essa dica para as propostas dos credores de crédito. Assim, basta negociar as taxas de juros, por exemplo.

A-compra-de-um-apartamento-deve-ser-feita-após-análise

Dicas #3: esteja muito atento a todas as cláusulas do contrato

Você já conheceu muitas possibilidades de compra de apartamento, bem como, as ofertas de financiamento, condições de pagamento, valor de entrada, de taxas etc.

Negociou ainda, detalhes sobre a estrutura física do imóvel, entre outros aspectos. Portanto, é indispensável que tudo isso esteja documentado no contrato. Pois, se isso não acontecer, nenhum dos acordos terá, de fato, legalidade. Como consequência, podem não ser cumpridos.

Esteja atento, portanto, às cláusulas sobre:

• O valor das taxas de cessão, a ser cobrado caso você queira vender o apartamento antes da entrega;

• Cláusula de desistência de compra;

• Prazo de entrega e prazo máximo sobre atraso da obra;

• Previsão de multa, para caso de atrasos na obra;

• Penalidades e multas sobre distrato por ambas as partes;

• Prazos para consertos de possíveis defeitos de obra, troca de material, entre outros;

• Garantias contra defeitos e segurança.

Dicas #4: não descarte a possibilidade da portabilidade

Mesmo depois de assinar um contrato e firmar compromisso com uma oferta e credora específica, é possível solicitar a portabilidade desse contrato. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa sobre as demais instituições e o que elas têm a oferecer.

Se, nesse processo, houver condições melhores, o primeiro passo é tentar negociar com o banco credor do seu financiamento. É muito comum que o próprio credor faça uma contraproposta sobre essa solicitação, que lhe traga benefícios. Mas, em caso negativo, é possível abrir uma solicitação de portabilidade de contrato.

De todo modo, é crucial lembrar que, para essa mudança, a nova credora pode solicitar uma outra avaliação do imóvel, novo contrato e, por isso, novos custos e taxas. Como, por exemplo, a averbação em cartório.


Conheça a proposta ideal de compra de apartamento

Se você chegou até aqui, vamos te apresentar agora a opção ideal para o seu investimento. Trata-se do Vívere Residencial, o novo empreendimento da Masotti Investimentos, na cidade de Indaiatuba.

Aqui você encontra apartamentos na planta, com 46m² e 48m², 2 dormitórios e 1 vaga de garagem. Esse empreendimento oferece ainda, torres com elevador, 10 itens de lazer e um sistema de segurança 24h.

Além disso, uma equipe de especialistas em habitação desenvolveu tudo o que você precisa para fazer um investimento de sucesso. Com condições especiais para pagamento e todo o suporte que você necessita, para encaixar o financiamento em suas condições financeiras.

Por isso, clique aqui para se cadastrar e garanta sua unidade. Estamos esperando por você!