Decoração para apartamento: como escolher móveis para espaços pequenos
MENU
sala-e-cozinha-de-apartamento-decorados-em-azul-e-preto

A decoração para apartamento pequeno é um assunto muito especial. Isso porque, existem muitas dúvidas de como fazer com que os detalhes se encaixem com o máximo de harmonia possível.

Um grande desafio para os apartamentos pequenos, é colocar todos os móveis e objetos e, ainda assim, garantir que o espaço não fique comprometido.

Nessa matéria, vamos te mostrar como é possível organizar cada um dos cômodos, com os móveis essenciais para a sua rotina e, ainda ter uma decoração cheia de personalidade. Continue a leitura e inspire-se!

Como planejar uma decoração para apartamento?

Seja próprio ou alugado, uma coisa que muitas pessoas pensam sobre a decoração para apartamento é que, esse é um investimento muito alto. Mas, essa não é uma regra.

Aqui, nossa principal ideia é te mostrar como otimizar seu orçamento e ter a decoração dos seus sonhos. Entenda abaixo, como planejar essa decoração em um passo a passo bem prático:

1. Defina o orçamento da decoração para apartamento

Antes de mais nada, é crucial definir o quanto você pretende investir nessa decoração. Esse passo é importante, para encaixar todas as compras necessárias dentro do valor pré-estipulado.

Além de economizar e ter mais controle nas suas finanças, com esse limite é possível comprar apenas o que é de suma importância, sem comprometer o espaço do ambiente.

2. Faça o planejamento de cada cômodo

Como você pensa o seu quarto decorado? E a sua sala? Ao imaginar, anote, desenhe e defina todos os detalhes. Quais são as cores que você deseja ter em cada espaço, os móveis, eletrodomésticos, objetos e acessórios que já possui ou que ainda precisa adquirir.

Entenda, sobretudo, quais são as prioridades de cada cômodo. Para tanto, tenha em mãos as medidas de todos os ambientes e, depois, busque por referências que te agrade e se encaixe nas suas ideias.

3. Liste os móveis e eletrodomésticos indispensáveis

Para te ajudar nessa missão, confira abaixo, a lista de cada um dos ambientes:

Sala

• Televisão;

• Rack, estante ou painel;

• Sofá.

Cozinha

• Fogão ou cooktop;

• Micro-ondas e/ou forno elétrico;

• Geladeira;

• Liquidificador;

• Filtro de água;

• Mesa e cadeiras;

• Armário;

• Louças, talheres e panelas.

Quartos

• Cama;

• Colchão;

• Guarda-roupas.

Lavanderia

• Máquina de lavar;

• Varais;

• Itens de limpeza (rodo, vassoura etc.).

4. Liste os móveis e eletrodomésticos que você gostaria de ter

Agora que você já consegue visualizar os itens básicos para o dia a dia, e entender qual é o espaço que eles ocupam, considere então, acrescentar aqueles que você gosta muito. Seja por estética ou por funcionalidade.

Entre os principais exemplos que podemos citar, podemos falar sobre mesas de centro, puffs, aparadores, tapetes, escrivaninhas, máquina de lavar louças, entre muitas outras opções.

Lembre-se, no entanto, de ter todas as medidas dos móveis em mãos, para que você não compre nada que não caiba no seu ambiente.

cozinha-com-móveis-planejados-em-preto

5. Busque por opções alternativas da compra desses móveis

Ao finalizar a lista dos móveis que deseja, você segue para o próximo passo. Este, portanto, é a pesquisa de preços de cada um deles.

Lembre-se que a principal ideia aqui é economizar o máximo possível. Por isso, é crucial buscar por opções que melhor atendam o orçamento estipulado. Assim, procure os valores, no mínimo, em três lojas. Sejam as físicas ou virtuais.

Além disso, se você tiver facilidade nisso, busque por móveis usados e entenda se é possível comprar algumas peças. Para tanto, analise com carinho cada uma delas, perceba se estão em boas condições de uso e se não será um dinheiro jogado fora.

6. Pense no estilo de decoração que mais te agrada

Existe uma série de estilos de decoração. Entre elas, minimalista, clássica, vintage, contemporânea, ecológica, entre muitas outras.

A maioria das pessoas já possuem uma opinião sobre os estilos que mais gostam. De todo modo, busque referências que te garantam que você já tem esse estilo como preferido.

Ainda assim, lembre-se de que, para espaços pequenos, quanto menos informações, mais conforto e beleza você terá.

7. Ouse na criatividade

Seguindo, ainda, na linha de raciocínio de economizar o máximo possível, use a criatividade para suprir as possíveis lacunas que surgirem. Para isso, é crucial você explorar suas ideias ao máximo.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a os limites, para não perder a harmonia nas combinações e deixar o ambiente carregado de informações. Lembre-se, então, que criatividade é o uso das melhores ideias.

De todo modo, considere produzir algumas peças, sejam objetos ou móveis, por conta própria.


8. Atenção às temporadas de liquidações

A Black Friday é um grande exemplo. Mas, não o único!

Durante o ano, as lojas de móveis, eletrodomésticos e decorações promovem grandes descontos, seja em queima de estoques, seja em datas comemorativas. Em especial, as grandes varejistas do ramo.

Por isso, esteja atento! Essas são oportunidades incríveis, para que você compre seus objetos com os melhores preços possíveis. Isso porque, mesmo que os bazares tenham ótimos preços, nas liquidações você encontrará itens novos, por preços que valem, de fato, a pena.

Mas, esteja atento às compras online: antes de fechar o negócio, faça uma pesquisa sobre a segurança e confiabilidade da empresa. Ainda assim, salve os valores praticados fora da liquidação, para ter certeza de que não há fraudes nos descontos.

9. Promova um chá de casa nova

Aproveite o momento de conquista de um grande sonho, e comemore com pessoas especiais. Essa é uma ótima oportunidade para ganhar itens que deixarão sua rotina mais prática.

O chá de casa nova é um evento que reúne amigos e familiares, para celebrar o seu novo lar e dar presentes úteis para a casa. Caso o seu condomínio tenha salão de festas, esse é um espaço legal para ser usado para a reunião.

Ainda assim, para não ganhar itens repetidos, escolha uma loja de utilidades de sua preferência e selecione os produtos que você gostaria de ganhar. No convite, informe qual é essa loja, o nome da lista e o contato que seus convidados devem procurar.

Gostou dessa matéria? Em nosso blog, você encontra muito mais sobre decoração, planejamento financeiro e investimento imobiliário. Acesse e confira.