Dicas para um rotina mais produtiva
MENU
Dicas para uma rotina mais produtiva

Veja 5 dicas para tornar sua rotina mais produtiva e aprenda a organizar melhor suas tarefas do dia a dia.


Na sociedade da informação e da conectividade em que vivemos, ter uma rotina mais produtiva é uma luta travada diariamente contra o tempo e contra as distrações.

Temos tantas coisas para fazer que o tempo parece pequeno demais ou quando nos sobra aquele tempinho no final do dia, só queremos ficar relaxados e não fazer mais nada, já que toda nossa energia foi se esgotando ao longo das horas; Mas a grande questão é será que podemos ser mais produtivos e aproveitarmos melhor nosso dia? Será que é possível organizar nossas tarefas de tal forma que nossa rotina se torne mais produtiva?

Se você acredita que sim, você respondeu corretamente. Porém, precisamos aprender a organizar nossas tarefas, priorizar atividades e estabelecer rotinas. Por isso, separamos algumas dicas que acreditamos serem essenciais para você aprender a ter uma rotina mais produtiva sem se sobrecarregar ou chegar ao fim do dia com aquela sensação de que não fez tudo o que precisava ou desejava fazer.


Dica 1: Priorize o importante



Esta é a dica mais básica para se ter uma rotina mais produtiva: saber o que é importante fazer primeiro, hierarquizando tarefas de acordo com sua importância em sua rotina diária/semanal/mensal. Atente-se aos prazos e faça uma lista para que consiga categorizar cada tarefa partindo da mais importante e urgente para as menos importantes e menos urgentes. Escreva no papel ou no computador. Existem alguns aplicativos que podem te ajudar nessa questão.


Dica 2: Descubra seu horário de maior produtividade 


Ter uma rotina mais produtiva passa por questões de autoconhecimento, ou seja, ter a consciência de qual é o melhor horário do dia para dedicar seu tempo às tarefas mais importantes e complexas. É muito importante que você se dedique a tarefas que exigem mais atenção e concentração nesses horários em que você se sente mais disposto e, consequentemente, mais produtivo.


Dica 3: Defina onde e como vai realizar cada tarefa 


Ter um local adequado e organizado para estudar ou trabalhar faz toda a diferença. Busque ambientes que possam lhe proporcionar silêncio e conforto. Sabemos que é importante interagir com outras pessoas, mas saiba se isolar de vez em quando se a tarefa assim o exigir. Outro detalhe é ter papeis, pastas e toda a informação organizados, no mesmo ambiente e com fácil acesso. Lugares limpos, iluminados e arejados contribuem para uma rotina mais produtiva.


Dica 4: Cuide de sua saúde


As dicas só terão validade se você cuidar de sua saúde, portanto, pratique exercícios, nem que seja meia hora por dia, faça pausas para esticar as pernas e lanches entre as principais refeições. Busque o equilíbrio entre a alimentação saudável e a prática regular de alguma atividade física. É preciso estabelecer uma rotina e praticá-la até que seu organismo se acostume e tudo se torne um hábito quase que natural.


Dica 5: Tenha foco


Os grandes vilões de qualquer rotina mais produtiva é o uso desproporcional de redes sociais e celular. A ideia não é cortar seu uso, mas usá-los com sabedoria. Se seu trabalho é com redes sociais, defina o que é importante, evitando distrações. Defina a quantidade de tempo ou até mesmo fixe horários para acessar as redes sociais para lazer. Experimente deixar seu celular desconectado da internet ou até mesmo longe de você. Tudo é equilíbrio. 


Com sua rotina organizada, seguindo as dicas anteriores, ter foco vai ser bem mais fácil do que imagina.