Home office: 3 dicas para transformar ambientes em um escritório
MENU
O-home-office-aumentou-depois-da-pandemia-do-coronavírus

Conforto é a palavra de ordem quando o assunto é home office. Com o aumento dessa prática, que se originou na pandemia do Coronavírus, muitas pessoas têm se adaptado a essa nova realidade.

No entanto, para que o trabalho em casa seja realmente produtivo, tanto quanto no ambiente corporativo, é preciso adaptar o local. Isso acontece, a partir da adaptação de um espaço disponível, móveis necessários e recursos que estejam à disposição.

Então, isso só é possível em grandes ambientes? A resposta é: não!

Muitas pessoas moram em apartamentos e contam com cômodos menores, como salas de estar e dormitórios. Ainda assim, é possível fazer algumas adaptações nesses espaços, para atender essa nova necessidade.

Se você também pretende trabalhar em casa e precisa fazer essa adaptação, trouxemos truques infalíveis para deixar seu espaço mais produtivo e confortável. Continue a leitura e repense o seu!

Por que adaptar o espaço do home office?

Trabalhar em casa é, de fato, um desafio para muitas pessoas. Isso acontece, porque é difícil ter um controle sobre trabalhar e morar no mesmo lugar. A confusão entre os dois momentos - o de trabalho e o de descanso - pode afetar a produtividade e a qualidade de cada um deles.

Além disso, definir um espaço para ser adaptado ao home office é crucial, para ajustá-lo com custos reduzidos. Pois, uma vez que você sabe onde montar seu cantinho de produção, é possível encontrar as peças necessárias para esse espaço, sem grandes problemas e custos.

Recursos para o ambiente de home office

Quem conta com espaços pequenos, deve se atentar a alguns recursos que possam trazer beleza, qualidade e conforto para o pequeno escritório. Móveis, objetos de organização, decoração, divisão do ambiente, estímulos para a criatividade e, até mesmo, relaxamento, devem ser levados em conta.

Por isso, listamos abaixo, 3 truques que vão facilitar esse planejamento. Confira.

1. Garanta uma boa iluminação para o seu home office

Um ambiente de trabalho deve ser, necessariamente, um espaço com luz confortável para que seja saudável e tranquilo. Assim, confira algumas dicas para garantir uma boa iluminação:

  • • A luz natural é, de fato, um recurso barato e muito importante. Dessa forma, montar seu espaço próximo a janelas que permitam essa iluminação, faz com que o lugar seja salubre e econômico. Trocar as lâmpadas pela luz natural, faz com que você se sinta mais desperto e ativo. No entanto, para proteger-se da intensidade do sol e do calor em alguns momentos, é possível utilizar cortinas, persianas, ou outros recursos de controle de claridade;
  • • Você pode, ainda, investir em luminárias de mesa. Os modelos direcionáveis podem agregar conforto para tarefas que exijam mais atenção aos detalhes. No entanto, é importante lembrar que a utilização desse recurso deve ser pontual. Pois, o uso contínuo das lâmpadas direcionadas pode ocasionar o cansaço da vista, por exemplo.
  • • Por fim, se a sua atividade de home office atinge horários noturnos, é indispensável ter uma boa iluminação artificial. Para tanto, é importante contar com boas lâmpadas posicionadas de maneira estratégica, para ter luz de forma abundante e difusa. Opte sempre pelas lâmpadas brancas e frias, além da instalação de pendentes e luminárias que, além de proporcionarem uma boa estética, direcionam a luz com mais facilidade.

Adaptar-um-espaço-é-crucial-para-ter-conforto

2. Preocupe-se com a ergonomia

Após planejar a iluminação do seu home office, é hora de pensar na postura que você precisará ter, para maior conforto. Pense que, a mesa e a cadeira, juntas, vão te acomodar durante longas horas de trabalho.

Por isso, pense em uma cadeira que lhe proporcione a postura ideal, a partir da regulagem do encosto, da altura do assento e apoios de braço, por exemplo. Ainda assim, sua mesa de trabalho deve acompanhar a boa ergonomia, com espaço suficiente para acomodar suas pernas embaixo dela.

3. Limite o seu espaço

Como já citamos acima, trabalhar em casa pode ser um grande desafio para muitas pessoas. E, uma forma de definir muito bem os limites de horário e atuação, é a criação de limite de espaço.

Para tanto, você pode usar limites visuais, utilizando cores para definir a área de trabalho, por exemplo. Invista ainda, em móveis para criar essa divisão, assim como cortinas, biombos e demais recursos que criem essa separação.

Dica bônus: mantenha tudo sempre muito organizado!

Quem trabalha na empresa, conhece a importância de manter a estação de trabalho bem-organizada. Essa atitude confere capricho e boa aparência, para com os demais colegas de trabalho.

Porém, a organização não é só sobre a imagem do profissional. Levar esse hábito para o home office agrega, ainda, qualidade da produção, agilidade e otimização dos processos. Mesmo porque, imagine ter que procurar um documento no meio de muitos papéis desorganizados?

Para tanto, use pastas, prateleiras, gaveteiros e demais recursos que possam ajudar nessa facilitação. Em espaços pequenos, é importante investir na organização vertical. Para tanto, pode-se contar com estantes, para a guardar os itens mais pesados, como livros, cadernos e pastas.


Para além da estrutura do home office

Criar uma rotina de trabalho em casa, depois de se adaptar ao ambiente corporativo, é uma tarefa bem complexa. Mesmo porque, ao frequentar a empresa, é possível ter momentos de distração junto aos demais colegas de trabalho.

Mas, em casa, a rotina pode ficar muito cansativa, se a criatividade não receber pílulas de estímulos, durante o dia. Para isso, é importante pensar em momentos de relaxamento.

Para isso, pense em atividades rápidas, como dar uma volta no condomínio, parar para tomar um café e ter uma leitura rápida, tirar alguns minutos de cochilo no horário de almoço, entre outras possibilidades.

Essas pílulas te deixarão mais relaxado e, como consequência, mais produtivo. De todo modo, é importante ficar de olho na organização e disciplina, para não comprometer a produtividade.

Gostou dessa matéria? Em nosso blog, você pode conferir ainda dicas de decoração, organização de mudança e planejamento financeiro. Acesse agora mesmo e confira!