Como a TAXA SELIC influencia o Financiamento Imobiliário
MENU
Como a TAXA SELIC influencia o Financiamento Imobiliário

Como a TAXA SELIC influencia o Financiamento Imobiliário


Entenda o que é a Taxa Selic e como ela influencia o financiamento imobiliário.

Antes de qualquer explicação sobre como a taxa Selic influencia o financiamento imobiliário, precisamos entender, em linhas gerais, do que se trata essa taxa. Sabemos que, quando o assunto é economia, a taxa Selic sempre é mencionada ou por ter sofrido uma queda ou aumento e como isso se reflete na economia do país. Partindo dessa premissa (sua importância na vida econômica), vamos ao conceito de taxa Selic:


De modo simples, a Selic é responsável por controlar a inflação, isso porque quem a define é o Comitê de Política Monetária – Copom: quando o Copom observa um aumento de preços (inflação), ele tende a aumentar o percentual da taxa Selic, forçando os preços a baixarem, pois com juros altos as pessoas compram menos, e, ao forçar a queda dos preços, a Selic estimula o aumento do consumo.


SELIC é a sigla utilizada para designar o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que nada mais é do que o a taxa básica de juros da economia brasileira, isto é, é a Selic que dita quais os juros que bancos, financeiras e administradoras irão praticar em suas operações de crédito. Basicamente, é a Selic que afeta os juros da nossa poupança, do nosso cartão de crédito e financiamentos.


Pois bem, sabendo que a taxa Selic é usada para controlar a inflação e para definir a taxa de juros praticada nas operações de crédito pelas instituições financeira, fica mais perceptível como ela influencia o financiamento imobiliário.


Tenha em mente que quando a Selic está alta, os financiamentos estão mais caros, e quando a Selic sofre uma queda, os financiamentos ficam mais atrativos, o que não é diferente para o financiamento imobiliário. Assim, é importante observarmos e aproveitarmos o momento atual, pois a taxa Selic está em seus menores patamares históricos desde os anos 2000, segundo dados do Banco Central. Para se ter uma ideia, por volta dos anos 2000, ela chegou a patamares maiores que 20%, mas em 2020, a Selic é de 2,00% a.a.


Hoje, as taxas dos créditos imobiliários fornecidos pelos principais bancos, variam em torno de 7,5%. 


É importante observarmos essa variação dos juros cobrados pelas instituições financeira baseada no aumento ou diminuição da taxa Selic, a fim de entendermos se o valor cobrado no financiamento está de acordo com a situação do mercado e, assim, procurar pelas melhores condições.


O fato é que há margem para os juros do financiamento imobiliário sofrerem novas quedas, o que vai depender da vontade dos bancos e da pressão política. Mas baseado no atual patamar da Selic, é perfeitamente possível essa redução.


De qualquer forma, vivemos um momento favorável para o crédito imobiliário. E, para aqueles que contrataram um financiamento sob taxas de juros mais elevadas, é possível solicitar a renegociação com a instituição financeira acerca destes ou fazer a portabilidade do financiamento para outra instituição que possa oferecer melhores condições.