Como ter uma apartamento sustentável
MENU
Como ter uma apartamento sustentável

Veja algumas dicas para tornar seu apartamento sustentável e reduzir gastos!


A consciência ambiental nunca foi tão urgente, mesmo para os que não dão tanta importância ao meio ambiente, ela tem se imposto ao ser humano por uma questão de sobrevivência. Sendo assim, muitas pessoas têm se preocupado com aquilo que consomem, com o lixo que gera e com seu modo de vida de uma forma mais abrangente, a qual inclui suas casas.

É cada vez maior a procura por imóveis sustentáveis, que foram construídos ecologicamente, com materiais controlados, com sistemas de energia solar, captação de água da chuva, etc. Entretanto, as pessoas que moram em apartamentos usados também querem trazer para suas rotinas atitudes sustentáveis e transformar seus lares em imóveis ecologicamente corretos.

A boa notícia é que tornar um apartamento sustentável é perfeitamente possível com algumas simples mudanças e bons hábitos. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a você a ter um apartamento sustentável e de quebra economizar também em suas contas;


Separe o lixo por tipos de resíduos


A separação de lixo é fundamental, pois sabemos que na sociedade de consumo em que vivemos produzimos toneladas diárias de lixo. Assim, além de darmos preferências ao consumo de produtos eco friendly, temos a obrigação de separá-lo para reciclagem. Assim, para que seu apartamento seja sustentável, tenha em casa um cesto de lixo para os resíduos orgânicos, um cesto para os resíduos recicláveis e separe lâmpadas, baterias e pilhas velhas, aparelhos eletrônicos que poderão ser destinados a pontos de coletas específicos. Mesmo que em seu bairro não tenha o serviço de coleta, você pode encontrar lugares em sua cidade para a destinação correta desses materiais. 

Também é interessante fazer o descarte correto do óleo de cozinha, pois este produto ao ser descartado na pia contamina milhões de litros de água. As cidades também contam com diversos pontos de coleta.

O ideal é que o prédio onde você mora adote essas medidas coletivamente, por isso, na próxima reunião de condomínio apresente aos seus vizinhos o que você anda fazendo para ser sustentável e sugira a adoção dessas medidas: se o bairro de vocês não conta com serviço de coleta, vocês podem até criar um abaixo-assinado solicitando este serviço à Prefeitura.


Reduza o consumo de luz e água


Além de tornar seu apartamento sustentável, a redução de consumo de luz e água proporciona, diretamente, a redução de gastos. Então, os benefícios são para o seu bolso e para o meio-ambiente. 

Medidas simples como a instalação de lâmpadas LED em todo o apartamento, podem reduzir em até 80% o consumo para este fim. Você também deve preferir eletrodomésticos classe A que são os mais econômicos de acordo com o selo Procel.

Quando estiver em casa, evite deixar luzes acessas e aparelhos ligados sem que estejam sendo usados. Mas, também, quando for sair tire todos os aparelhos da tomada, o que, além de economizar, pode evitar danos quando houver uma tempestade com raios.

Ademais, ao tomar banhos rápidos, você economiza energia e água. Atualmente, existem chuveiros de baixo fluxo de água, bem como torneiras com sensores a preços acessível. 

Lavar roupas também é um grande vilão do consumo de energia elétrica e água, por isso, acumule a quantidade de roupa de acordo com a capacidade total de sua lavadora para poder usá-la.

De repente, o seu condomínio pode pensar na instalação de um sistema solar para produção de energia e de captação de água da chuva para reuso. Já pensou nisso? Seria um grande benefício e uma medida de alto impacto para transformar o prédio inteiro em um imóvel sustentável.


Área verde


Ter muitas plantas faz com que seu apartamento seja mais sustentável na medida em que as plantas contribuem para uma melhor qualidade do ar que respiramos e também para o controle de temperatura. Há plantas que tornam o ar mais úmido e outras que tornam o ar mais seco, proporcionando a criação de verdadeiros microclimas dentro do seu apartamento.

É possível, também, cultivar uma hortinha vertical dentro de uma apartamento para o consumo de alimentos orgânicos (isso contribui para sua saúde e também diminui o consumo de alimentos produzidos em áreas de desmatamento e com agrotóxicos). Além disso, as plantas trazem um charme todo especial para sua casa.


Agora, você já tem bastante subsídios e ideias para por em prática e tornar seu apartamento um lugar mais sustentável!