Comprar ou alugar um imóvel?
MENU
Comprar ou alugar um imóvel?

Dúvida frequente de muitos brasileiros, principalmente de quem está começando a construir uma vida, conheça as vantagens de comprar ou alugar um imóvel. 

Investir em um imóvel próprio é uma decisão de extrema importância porque acarreta diversos compromissos financeiros ao longo da vida. Apesar de ser um investimento alto, com as facilidades, é possível diluir o saldo em até 30 anos e ter a garantia de um bem material concreto.


Para os adeptos de alugar um imóvel, aqui também oferecemos algumas vantagens. Olha só!


Comprar ou alugar um imóvel depende da necessidade e momento atual da sua vida

Mais do que personalidade ou momento atual do país, a decisão de comprar ou alugar um imóvel depende muito mais do momento individual e familiar de quem está buscando mudar de vida. Portanto existem alguns fatores que ajudam a avaliar:

 

a) Potencial de valorização do imóvel.

Se estiver localizado em um bom bairro, tiver uma boa infraestrutura e uma administração de condomínio eficiente que cuide e tenha cuidados recorrentes, é uma boa opção de imóvel. Assim como quando o bairro é bem cuidado e tem abertura para receber maior estrutura, como praças, metrôs, pontos de ônibus e outros empreendimentos do mesmo nível.


b) Tempo em que pretende ficar no mesmo bairro, cidade, país.

Essa questão é muito importante para definir que tipo de investimento fazer. Afinal, nem sempre as pessoas sentem-se à vontade para alugar seus imóveis, ou não querem se comprometer comprando um imóvel em um local onde sabem que não ficarão por muito tempo.


c) Potencial para alugar imóvel.

Existem pessoas que compram imóveis como investimento, a fim de ter uma outra renda fixa através do aluguem cobrado. Neste caso, o investidor pode utilizar tal rendimento para alugar um outro imóvel, ou simplesmente ter mais de um imóvel disponível.


d) Formas de comprar um imóvel.

É preciso considerar as 3 diferentes formas de se adquirir um imóvel: À VISTA, em que já existe um dinheiro disponível, e a vantagem está na flexibilidade de negociação; FINANCIAMENTO bancário ou direto com a construtora, com a vantagem de diluição do fluxo em anos; CONSÓRCIO em que você paga um valor fixo por mês, e através de leilões e sorteios mensais, você pode adquirir seu imóvel em qualquer momento.


Fique ligado no Custo de Oportunidade

Esse conceito amplamente utilizado em economia significa “avaliar o custo de algo perante uma oportunidade renunciada”. Assim é importante que ao pensar em comprar ou alugar um imóvel, você se atente a quanto perderia ou o máximo que ganharia com tal investimento.

Quais os Benefícios do Aluguel? 

Alugar parece ser uma decisão mais simples e fácil de ser tomada, por ter um valor menor comparado à compra. E de fato, existem algumas vantagens bastante claras, como um maior controle financeiro mensal, sem grandes imprevistos; menor custo de manutenção, já que o proprietário é quem normalmente arca com os custos de reformas, etc.


Além disso, na dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, é preciso conferir as oportunidades que as melhores construtoras ou imobiliárias da cidade podem oferecer. A compra de um imóvel pode não ser um investimento de sucesso caso você aposte em um projeto ou construtora errada.


Por que comprar um imóvel?

Ser dono de um imóvel significa total liberdade para pintar, reformar, decorar e morar no lar que sempre sonhou. Isso fica ainda mais atrativo quando pensa que conquistou uma propriedade, que pode valorizar ainda por cima.


Segundo especialistas, uma conta que pode ajudar a sanar essa dúvida é: pegar o valor do aluguel, divide pelo valor do imóvel e multiplica por 100. Isso vai te dar uma taxa de aluguel ao mês. Isso significa que se a taxa do aluguel for maior que rendimento de aplicações conservadoras de investimento como Poupança, CDB, Tesouro e Fundos de Renda Fixa, vale a pena comprar o imóvel. Se for menor, continue alugando e invista.

Por exemplo: O aluguel do imóvel está no valor de R$ 2.500,00 e o custo para comprá-lo está em R$ 500mil, basta dividir 2.500 por 500.000 e multiplicar por 100. O resultado é 0,5% ao mês. Agora basta comparar com o rendimento das principais alternativas de investimento, para isso, pode fazer simulações.


Tudo isso também depende de ter o dinheiro para pagar à vista ou ainda se vai fazer um financiamento. Se for a segunda opção, segundo especialistas, basta observar o Custo Efetivo Total do Financiamento, que o banco tem o dever de informar. Novamente, se a taxa de aluguel for maior, vale a pena comprar, se não, vale alugar.


Comprar ou alugar um imóvel em Indaiatuba

Para quem se preocupa em comprar ou alugar imóvel em Indaiatuba, as opções são diversas e vantajosas. Como a cidade tem grandes diferenciais em qualidade de vida, é uma ótima opção para quem quer criar seus filhos com lazer, boa educação e infraestrutura.

Os imóveis de maior qualidade estão normalmente ligados às maiores construtoras da cidade, que possuem anos de experiência em empreendimentos sólidos e de sucesso. A Masotti orgulhosamente está entre as construtoras de maior prestígio na cidade.


Acompanhe nosso blog para conferir nossas dicas! ;)

Até mais!

Equipe Masotti