Decoração Sustentável: inspire-se nesse conceito
MENU
Decoração Sustentável

Combinando com todas as reflexões sobre uma maneira de vida mais natural e ecologicamente correta, a decoração sustentável é um conceito muito interessante. Isso, porque, ele permite que você traga para dentro dos ambientes, o estilo de vida mais ecológico.

Esse conceito, contudo, é inspirado na preservação da natureza, no cuidado com os recursos naturais e na redução dos impactos ambientais. Por isso, o principal objetivo é que você consiga montar ambientes aconchegantes, bonitos e cheios de estilo, com itens que não prejudicam o meio ambiente.

Esse assunto é novo para você? Nessa matéria, vamos explicar as principais características, bem como, suas aplicações. Boa leitura!

O que é decoração sustentável?

Como diversos projetos arquitetônicos sustentáveis que já foram desenvolvidos, entre outras áreas da criação, a decoração não é diferente.

O conceito se baseia nos principais cuidados com o meio ambiente, especialmente na teoria dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Essa teoria, que propõe um estilo de vida que se preocupa com a saúde do planeta, inspira ainda, o cuidado com as gerações futuras. Pois, além da ideia de reciclar produtos e materiais que seriam jogados no lixo, ela é uma proposta que tem, também, como característica, o consumo consciente.

Como aplicar os 3 Rs na decoração sustentável?

Como já citamos acima, o estilo de vida sustentável parte do princípio de cuidados com a natureza. E isso, pode ser diretamente refletido, além da separação de itens recicláveis, em um consumo mais inteligente.

Para a decoração, portanto, priorize opções que estejam de acordo com essa filosofia. Sendo assim, além de investir em produtos reciclados, você também pode selecionar itens que foram produzidos em harmonia com o meio ambiente, desde a matéria-prima, até o acabamento.

Nesse ponto, procure saber sobre a utilização de produtos que causam degradação ao meio ambiente.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, temos uma matéria em nosso blog, sobre apartamentos sustentáveis, com dicas de hábitos sustentáveis, para a rotina de seu lar.

Acesse e confira.

Agora, aprenda como ter uma decoração sustentável, com as dicas abaixo.


Objetos antigos, para novas utilidades

Se você é uma pessoa criativa e que gosta de passar o tempo inventando novidades, isso vai deixar a sua decoração ainda mais interessante.

Porque, criar utilidades para objetos que você esteja prestes a descartar, te proporcionará itens autênticos.

Isso pode ser feito, desde embalagens que seriam descartadas, até objetos que você não iria mais utilizar.

Aqui, vale também, a adaptação e construção de novas possibilidades. Por exemplo, se você tem uma escada velha, uma ótima dica é transformá-la em uma linda prateleira.

Contudo, é importante que você tenha em mente a harmonização do ambiente. Para isso, selecione uma paleta de cores para esses itens que serão transformados. Com isso, você garantirá certa sofisticação.

Garimpe brechós e bazares

Hoje, é possível encontrar uma infinidade de brechós e bazares, tanto físicos quanto online, com itens de decoração incríveis.

Essa ideia, no entanto, é parte importante do cuidado com o meio ambiente. Pois, você vai comprar algo que já foi produzido há um tempo e poderia virar um descarte incorreto para a natureza.

Almofadas, abajures, móveis, vitrolas, telefones, tapetes e diversos outros componentes de decoração, por preços incríveis e qualidade de novos e seminovos.

O que conta aqui, é o bom-gosto e olho clínico para escolher as melhores peças e ter uma decoração, realmente, exclusiva.

A decoração sustentável é feita por consumo consciente

Como já citamos acima, caso haja a necessidade de adquirir produtos novos para sua decoração, busque por aqueles que têm sua produção ecologicamente responsável.

Isso é, para itens de madeira, por exemplo, é importante que você opte por aqueles que foram feitos com material de reflorestamento. Isso garante que a madeira utilizada tem origem de uma área que foi plantada, justamente para extração.

Além disso, as fibras naturais, que compõem os tecidos das cortinas, estofados e afins, além de agregarem beleza aos ambientes, têm sua produção menos agressiva à natureza.

Evite, portanto, consumir itens de plástico que, além de terem um tempo de decomposição muito extenso, contam com um processo de produção repleto de produtos altamente tóxicos.

A decoração é também, o acabamento dos ambientes

Esse também é um ponto de atenção extremamente importante. Busque por fornecedores e produtos que estejam alinhados com esse conceito sustentável.

Assim, procure tintas ecológicas, que são produzidas com insumos menos agressivos, como terra, por exemplo. Invista, sobretudo, em lâmpadas fluorescentes ou de LED, que possuem um consumo mais baixo de energia e esteja sempre atento às compras dessa decoração.

Contrate um profissional, para decorar seus ambientes

De certo, um designer de interiores conhece as técnicas necessárias para garantir que sua decoração sustentável seja um sucesso. Isso, porque, esse profissional será capaz de garimpar os melhores itens, selecionar as paletas de cores, garantir fornecedores ecologicamente responsáveis e unir tudo isso em um ambiente lindo e confortável.

Sendo assim, além de buscar um que tenha boas referências, é importante que esse assunto seja de domínio desse expert. Ou seja, faça uma seleção cuidadosa para garantir que seu ambiente esteja, além de lindo, com todas as características necessárias para uma decoração sustentável ideal.

Gostou de conhecer esse conceito? Acesse nosso blog e saiba sobre outros conteúdos de decoração, mercado imobiliário e estilo de vida.

Esperamos que essa matéria tenha sido útil a você!