Diferença entre Terraço, Varanda e Sacada
MENU
Diferença entre Terraço, Varanda e Sacada

Diferença entre Terraço, Varanda e Sacada

 

Muita gente se confunde e acaba misturando os significados quando o assunto é terraço, varanda e sacada. Alguns usam o termo varanda com o mesmo sentido de sacada, ou até mesmo confundem terraços com varandas. Mas, na prática, eles têm diferenças estruturais muito importantes, não sendo possível serem tratados como se fossem a mesma coisa. 

Nesse sentido, trouxemos os conceitos e principais diferenças de cada um desses espaços tão desejados quando o assunto é a compra de imóveis para que, assim, você possa conhecer melhor essas estruturas e, consequentemente, possa comprar ou vender imóveis sabendo com precisão suas características.

Primeiramente, cabe ressaltar que imóveis – casas ou apartamentos – que possuem terraços, varandas ou sacadas são seguramente propriedades mais valorizadas, uma vez que esses espaços trazem diversos benefícios a seus moradores.

Dessa forma, vamos entender quais as características, vantagens e diferenças entre terraço, varanda e sacada para que, no final, você tire suas próprias conclusões.

 

Terraço


O terraço pode ser considerado como um tipo de quintal localizado na parte mais alta de prédios e casas. É uma estrutura que, geralmente, é feita para receber luz solar direta, não possuindo cobertura ou com cobertura parcial.

É item muito valorizado, pois os moradores de casa ou de prédio com terraço têm nele um verdadeiro espaço de lazer e convivência ao ar livre, inclusive muitos terraços contam com cozinha gourmet, churrasqueira, jardins, hortas e até mesmo piscinas ou jacuzzis, bem como, por sua altura, costumam propiciar uma vista privilegiada de seus arredores.

 

Varanda


As varandas são consideradas um espaço extra coberto de casas ou apartamento. No caso de casas, costumam ser construídas na parte da frente como uma extensão da casa, mas também há varandas nos fundos das casas. Em apartamentos, as varandas sevem como uma extensão, geralmente, dos cômodos de entrada como sala de estar e jantar.

A principal característica das varandas é o fato de serem um espaço que estabelece uma transição gradual com o resto do imóvel, de forma harmônica e elegante.

A principal função da varanda é ser uma área livre do imóvel, em que as pessoas colocam cadeiras confortáveis, redes e plantas e costumam permanecer ali apreciando a vista, relaxando e curtindo a corrente de ar ou a luz solar. 

Nos últimos tempos, a varanda se tornou uma área muito cobiçada, principalmente em apartamentos, pois são inúmeros os empreendimentos que fornecem a opção de varandas gourmets, fazendo desse espaço de lazer e convivência uma nova necessidade.

 

Sacada


Diferentemente da varanda, a sacada é uma pequena extensão de área que pode estar ligada a portas e janelas, mas que, em vez de estar alinhada às paredes do imóvel, destaca-se dele, como se fosse uma “bolsa” fora do imóvel.

Existem sacadas em casas e apartamentos e, por ser uma área pequena, funciona como uma plataforma para que o morador possa secar roupas sob a luz do sol, ler um livro, apreciar a vista, dentre outros.