As 6 Maiores Vantagens de Comprar Apartamento na Planta
MENU
As 6 Maiores Vantagens de Comprar Apartamento na Planta

Por que comprar um imóvel na planta?


Quem está planejando uma nova vida ou quer mudar de apartamento, pode encontrar algumas opções entre imóveis de terceiros, novos prontos para morar ou na planta. Cada um deles traz vantagens e desvantagens. Hoje falaremos das vantagens de comprar apartamento na planta.


Muitas pessoas já ouviram falar que comprar um imóvel na planta é o ideal, mas não sabem exatamente o porquê. A compra de uma propriedade acarreta alguns compromissos, por isso comprar um apartamento na planta ajuda a se precaver e planejar melhor.


Acompanhe agora as maiores vantagens:


VALOR ACESSÍVEL


É verdade que o imóvel na planta tem custo menor?


Existe no mercado imobiliário uma ideia muito consagrada de que o imóvel na planta costuma ter valor menor do que o imóvel pronto, pois trata-se de um imóvel de lançamento. Afinal de contas, é bastante comum notar esse tipo de situação.


No entanto, isso não é exatamente um padrão. Por isso você precisa escolher uma construtora que ofereça boas oportunidades e vantagens ao comprar apartamento na planta, com maior potencial de flexibilidade. A “conta” também varia de acordo com a entrada negociada, tempo em que vai financiar e a relação de oferta e procura.


VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA


Como sei que meu apartamento vai valorizar?


Um bairro bom, uma construtora sólida e confiável, infraestrutura de qualidade e uma planta versátil são indícios de que o apartamento pode valorizar. Neste sentido, localização é primordial.


É preciso avaliar o potencial de crescimento do bairro. Para isso, fique de olho no investimento em transporte, locomoção, vias, postes de luz, redes de esgoto e saneamento básico, shoppings e condomínios. Características como “familiar”, “tradicional” ou “moderno” são bons indicativos de que você está procurando no lugar certo.


Além disso, a valorização desse imóvel pode proporcionar um Patrimônio mais Estável ou ainda a possibilidade de venda em qualquer situação de imprevisto financeiro, por sua Alta Liquidez.


POTENCIAL DE NEGOCIAÇÃO


Como fazer uma boa negociação imobiliária?


Como dito à cima, boas construtoras oferecem maior flexibilidade na hora de fechar negócio com sua equipe de vendas. Uma boa negociação começa a partir de uma análise minuciosa sobre sua própria estabilidade financeira, além de manter uma reserva para imprevistos.


As possibilidades de negociação para o imóvel na planta costumam ser melhores, pois você possui um fluxo de pagamento mais extenso até a entrega das chaves. Neste modelo, em vez de pagar 10% a 30% da entrada no ato, o valor é dividido pelo tempo de construção. Na maior parte das vezes, o cliente pode pagar o valor negociado de entrada até a entrega das chaves, e dividir o restante das parcelas com a própria construtora ou por financiamento via instituição bancária.


PERSONALIZAÇÃO


Posso trocar os pisos e azulejos do meu apartamento?


Enquanto um apartamento já construído pode pedir uma reforma – geralmente cara e demorada - para que você o adeque às suas necessidades, uma das grandes vantagens de comprar apartamento na planta é exatamente poder escolher detalhes do seu imóvel previamente e deixá-lo do jeito que sempre sonhou.


Essa não precisa ser uma tarefa difícil. Muitas construtoras oferecem “kits” ou “linhas especiais” com diferentes tipos de piso, bancadas, azulejos, batentes, etc. Algumas oferecem até mesmo plantas diferentes em um mesmo empreendimento. 


DOCUMENTAÇÃO EM DIA


Problemas com a documentação do imóvel?


A documentação de imóveis antigos pode ser muito complicada, cara, e faz passar por trâmites dos mais maçantes. Nesse sentido, uma nova documentação representa uma menor burocracia, o que pode ser bem diferente com imóveis usados de terceiros (repassados).


De forma mais simples, a documentação de um imóvel na planta traz menores chances de quaisquer complicações ou problemas de uso, principalmente por se tratar de um imóvel nunca antes habitado.


PLANEJAMENTO


Quanto tempo para planejar mudança depois de comprar apartamento na planta?


Dependendo do prazo até a entrega das chaves do seu novo lar, é possível planejar com bastante antecedência coisas básicas como: sua vida financeira, a mudança, móveis e eletrodomésticos e a decoração.


Além disso é preciso levar em consideração os trajetos para pontos importantes como seu trabalho, a escola das crianças, hospitais próximos, áreas de lazer e outros serviços. Indicamos que você faça esse exercício de experimentar o trajeto antes da mudança, pode abrir a sua mente!


Como você pode ver, as vantagens de comprar apartamento na planta são bastante claras e sensatas. É uma alternativa muito agradável para quem quer investir, morar, e se sentir mais despreocupado e preparado para dar um grande passo.


E você? Conte nos comentários quais outras vantagens para comprar apartamento na planta você conhece!

Até logo :)


Equipe Masotti