Comprar um apartamento na planta é uma boa ideia?
MENU
Porque comprar um apartamento na planta é um ótimo investimento

Conheça todas as vantagens desse investimento e faça um bom negócio!

Quando você pensa em comprar um apartamento na planta, muitas dúvidas e inseguranças aparecem. Isso porque, trata-se de um investimento grande, que muitas vezes, requer o uso total do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entrega de bens, como carro por exemplo, como parte da entrada, entre outros.

Por outro lado, é algo que vale a pena, pois trata-se de uma compra com muitos benefícios. Isso porque, o investimento nessa fase é carregado e vantagens. A possibilidade de escolher a unidade de sua preferência, por um preço muito acessível, por exemplo, é só o começo.

Abaixo, trouxemos todas as informações que você precisa, para ter certeza de que esse é o melhor negócio que você fará. Boa leitura!

Comprar um apartamento na planta é garantir sua valorização na entrega

Primeiramente, precisamos dizer que esse é, sem dúvida nenhuma, o maior benefício que você terá. Ao fechar um negócio, sobre a unidade de um empreendimento ainda em fase de construção, é pagar um valor muito baixo do que você pagaria em um imóvel pronto.

Assim, ao ser entregue, esse apartamento receberá todas as correções financeiras, com relação a fase de construção, podendo atingir, em média, até 30% do valor total investido.

Ou seja, se você investiu R$200.000 (duzentos mil reais) em um apartamento, ao receber as chaves, esse mesmo apartamento estará valendo em torno de R$260.000. E então, você pode considerar essa diferença, como um grande desconto, por adquirir na planta, ou como valorização. Porém, em ambas as linhas de raciocínio, o ganho é legítimo!

Como funciona a entrada para comprar um apartamento na planta?

Sabemos que, para financiar um imóvel pronto, é obrigatória a entrada, de 10% a 20% do valor total. Por outro lado, ao optar por comprar um apartamento na planta, por exemplo, esse valor pode subir para 30% do valor total do imóvel.

Mas, ainda que essa porcentagem para imóveis na planta seja maior, o valor real acaba sendo mais acessível. Porque nessas condições, o valor total do imóvel é menor. E segundo, porque é possível diluir a entrada nas parcelas do financiamento, no período de construção do empreendimento.

Ou seja, você ganha um tempo, para adiantar boa parte do pagamento, enquanto não pega as chaves.



Assim, você antecipa as parcelas do financiamento

Na fase de construção do seu imóvel, você arcará com aproximadamente 30% do valor total da compra. Sendo assim, os outros 70% deverão ser financiados.

Nesse ponto, portanto, analise muito bem o quão sólida é a construtora. Isso porque, quanto maior o caixa inicial para esse investimento, melhores são as condições de negociação da entrada, disponibilizadas pela empresa. Inclusive, as taxas de juros também ficam mais baixas.

Ou seja, caso você tenha condições de negociar uma porcentagem de entrada igual ou maior que 30% do valor total, dividindo pelo período de construção da obra, menos parcelas você pagará e como consequência, menores os juros.

Comprar um apartamento na planta é não se preocupar com manutenção e acabamento

As chances de você ter problemas estruturais, em um apartamento recém-construído, são mínimas. É muito raro, por exemplo, encontrar defeitos no sistema hidráulico ou elétrico, por exemplo.

Além disso, ao receber seu imóvel, certamente você desejará decorar. Mas, por ser novo, seus custos serão muito baixos para essa personalização. Pois, não haverá necessidade de grandes mudanças, uma vez que o imóvel está sem informações.



Mas, tome os cuidados necessários sobre esse negócio:

• Estude todas as condições de pagamento oferecidas: quando em fase de lançamento, é possível encontrar ótimas propostas, como a utilização do FGTS para dar entrada, por exemplo, bem como financiamento pelo Programa Casa Verde e Amarela. Se empenhe em buscar as melhores condições, para seu momento;

• Atente-se aos prazos de entrega: ao comprar um imóvel na planta, esse prazo deverá constar em seu contrato, bem como possível tolerância ou carência sobre a entrega da obra. Portanto, só assine se estiver de acordo com esses dados;

• Visite a obra com frequência: mesmo durante sua execução, é importante acompanhar esse processo pessoalmente, para garantir que está tudo conforme o contratado;

• Garanta cópias dos documentos: tenha sempre em mãos o registro do imóvel na prefeitura, memorial descritivo da obra e construções de impacto no entorno, e quaisquer outros importantes. E guarde para consultas e necessidades;

• Confira as taxas: estude sobre todas as taxas inclusas nessa compra. Por exemplo, a taxa SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária) deve ser opcional. Assim, você pode contratar o profissional, de acordo com suas condições e necessidades. Atente-se também ao IPTU e taxa de condomínio, que só podem ser cobradas após a entrega das chaves;

• Ao receber a chaves, faça uma vistoria: confira se todos os combinados foram cumpridos. Isso inclui a estrutura elétrica e hidráulica, acabamento, metragem, pintura, entre outros. Em caso de possíveis defeitos, contate a construtora. Faça isso também, nas áreas comuns do condomínio.

E confie: comprar um apartamento na planta é uma escolha certeira!

Um investimento perfeito, para você que planeja sair do aluguel de uma maneira econômica. Tenha atenção aos detalhes, faça seus planos e metas, pesquise e adquira com segurança.

A Masotti Investimentos está a sua disposição, para te ajudar na realização desse grande sonho. Conheça nosso trabalho, acessando nosso site.