Decoração de apartamento: as principais tendências e a cor de 2022
MENU
conheça-as-previsões-para-o-próximo-ano

2022 começou e, com ele, uma vontade grande de criar ou renovar a decoração do apartamento. Para quem está pegando as chaves do novo cantinho ou está pensando em renovar os ambientes da casa, esse é um momento ótimo.

Isso porque, o início do ano é sempre um período em que todos estão inspirados pelo recomeço. Em especial, após esse longo período de pandemia, quando muitos dos nossos hábitos e rotinas se modificaram. Além disso, é a época em que as tendências surgem e mostram novas possibilidades.

Para aproveitar o clima, dedicamos esse post aos interessados em deixar os ambientes ainda mais bonitos e aconchegantes. Sendo assim, continue a leitura e conheça as principais tendências de decoração para o ano de 2022!

O que muda nas tendências de decoração de apartamento para 2022?

A partir do trabalho remoto e do confinamento que se instalou como estratégia de controle da pandemia, muitas coisas mudaram. Isso porque, ao ficar mais tempo dentro de casa, as pessoas passaram a sentir novas necessidades sobre os ambientes.

Entre as principais necessidades, estão: a busca por mais conforto e espaços que atendam mais de uma função. Como, por exemplo, salas que acolham uma estrutura para trabalho remoto. Ou, até mesmo, para a prática de exercícios físicos, por exemplo.

Todas essas novas demandas, no entanto, incentivaram a criação de móveis multifuncionais. De todo modo, essas são as mudanças notáveis do setor de design de interiores para o ano. Pois, é através disso, que será possível garantir que todas as atividades sejam atendidas com facilidade.

A cor do ano 2022 na decoração de apartamento

Como os profissionais de design e arte já conhecem, todos os anos a Pantone, empresa que criou um dos padrões de catalogação de cores mais famosos do mundo, define uma cor que será a aposta de tendência para todas as áreas criativas.

Seja para a decoração, moda, design gráfico, entre outros. Essas cores são definidas a partir de uma série de estudos de comportamentos e das principais mudanças previstas para o ano seguinte.

E, para o ano de 2022, portanto, a empresa norte-americana definiu o tom nomeado Very Peri - PANTONE 17-3938.

O que motivou a escolha da Pantone?

Conhecido como um tom de violeta azulado, a cor foi eleita pois, segundo a empresa, ela inspira o espírito criativo, intrigante e curioso das pessoas. Sentimentos, no entanto, que se fazem necessários após esse período de crise que a humanidade tem enfrentado.

Por isso, a cor foi definida com a intenção de abrir a visão para novos horizontes, para um possível recomeço de vida, de perspectivas totalmente novas. Ainda assim, ela simboliza a fusão entre a vida moderna e digital, com a vida física.

Por isso, aplicar essa cor em pontos da sua decoração de apartamento, além de criar um ambiente aconchegante, pode sugerir a busca por novidades, por uma vida de novas possibilidades e uma rotina otimizada de forma positiva e em todos os sentidos.

Esteja-atualizado-sobre-as-novidades-do-mercado-imobiliário

Conheça mais 5 tendências de decoração de apartamento

Além das cores, outras mudanças vieram para ficar e viraram tendência para esse período. Entre elas, vamos citar abaixo, as 5 mais fortes. Confira!

Decoração com a personalidade dos moradores

O uso das cores preferidas das pessoas que frequentam os ambientes, estampas e itens de decoração personalizados, por exemplo, são alguns recursos dessa tendência.

Isso porque, as pessoas que ficam bastante tempo nesses locais, passaram a preferir uma decoração que, para além do aconchego, que já é buscado em todos os projetos de decoração, passem uma mensagem, através dos itens decorativos.

Nesse ponto, fica destacado o estilo minimalista das decorações. Menos informações, poucos móveis e objetos decorativos e paletas de cores neutras formam uma estética muito procurada nos dias atuais.

Presença dos elementos naturais em casa

O período de dois anos de pandemia que fez com que as pessoas ficassem em casa, criou uma necessidade muito grande: o contato com a natureza. Isso porque, a circulação de ar, a presença de luz natural e elementos naturais, por exemplo, plantas, árvores e alguns animais, ficaram mais restritos.

No entanto, fez-se o movimento de trazer, para dentro dos ambientes, alguns desses elementos, a fim de sanar essa falta do dia a dia. Por isso, a instalação de plantas, jardins estratégicos, materiais que remetem à natureza, seja por suas cores ou texturas (como a madeira, tecidos de fibras naturais, tonalidades mais naturais e texturas com formatos orgânicos) são alguns dos recursos que vieram para ficar nesse ano.

Espaços para múltiplas atividades

Como já citamos acima, uma necessidade muito grande das pessoas, que surgiu nesse período de pandemia, foi a adaptação dos espaços, para atender diversas demandas diferentes.

Por exemplo, os dormitórios, que antes eram ambientes exclusivos para descanso, agora passam a abrigar os momentos de trabalho, estudo e até mesmo, de exercícios físicos.

E, mesmo com maior controle da situação pandêmica, o trabalho híbrido e o home office seguem sendo tendência para o ano e, como consequência, a criação dos espaços mais flexíveis se mantêm.

Móveis multifuncionais

Acompanhando a linha de raciocínio de se ter espaços para múltiplas atividades, os móveis que atendem essa mesma demanda vem para ficar.

A otimização dos ambientes e a possibilidade de uso de um mesmo móvel para sanar diversas necessidades será o foco para esse período. Podemos pensar, portanto, em prateleiras e móveis dobráveis, sofás retrateis, mesas que possam servir como bancadas de trabalho, entre outras opções.

Essas escolhas podem ainda agregar muita beleza e praticidade, em especial, para quem busca pela estética minimalista citada acima.

Acima de tudo: privacidade

Antes do período da pandemia, era muito comum se ver a propensão do conceito aberto vir tomando força nas tendências, ano após ano.

Porém, de uns tempos para cá e também, por causa da pandemia, as pessoas passaram a preferir ambientes bem definidos e privativos. Portanto, essa é uma predisposiçãoa que ganhará muita força em 2022.

Além disso, mesmo usando um mesmo espaço para diversas funções, as pessoas pretendem criar uma divisão visual entre cada uma das atividades. Por exemplo, o home office, que deve ter seu espaço separado da sala ou quarto, por exemplo.

Para tanto, divisórias modulares passam a ser buscadas com frequência, pois, permitem essas divisões de forma ágil e sem necessidade de reformas da estrutura do imóvel, para a instalação. Ainda mais, oferecem a mudança a qualquer momento, para uma renovação visual do ambiente.

Em nosso blog, você pode conferir mais dicas de decoração e outras informações relevantes sobre apartamentos. Acesse e confira.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos e até o próximo!